Mau Hálito

Mau hálito ou Halitose - nesta página você conhecerá:


- as causas + frequentes do mau hálito;

produtos inovadores, que comprovadamente proporcionam um hálito fresco e agradável;

- quando optar pelo uso de produtos ou pelo tratamento da halitose;

- dicas de prevenção
.

- entrevista com o Dr. Maurício, especialista no Tratamento do Mau Hálito, que foi quem desenvolveu os Produtos Halitus.


A Halitose ou (Mau hálito) afeta mais de um terço da população brasileira e não é considerada uma doença e sim um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.

Quem tem alteração no hálito normalmente não percebe devido a um processo chamado fadiga olfatória, onde o nosso olfato se adapta a um determinado odor, se ele for constante, para poder perceber novos odores e é por este motivo que quem tem Halitose crônica se acostuma ao seu hálito, o que o torna incapaz de notar o seu hálito alterado.Entretanto, quem tem o hálito alterado muitas vezes sente a boca seca e/ou amarga.

São conhecidas + de 60 causas para a Halitose. Ela pode ter origem bucal, origem nas vias aéreas superiores ou vir de dentro do organismo, chamada de origem metabólica ou sistêmica.


DE ACORDO COM OS ESTUDOS MAIS RECENTES, AS ORIGENS DO MAU HÁLITO PODEM SER:


• ORIGEM BUCAL (de 90 a 95 % dos casos)*
• ORIGEM EXTRA-BUCAL ( de 5 a 10 % dos casos)*

Observação: Como causas de origem extra-bucal, consideramos as causas de origem nas vias aéreas superiores e as de origem metabólica ou sistêmica, vindas de dentro do organismo.

*FONTES DOS ESTUDOS: 
1-) Quirynen et al. Characteristics of 2000 patients who visited a halitosis clinic, J Clin Periodontol, 2009.
2-) Tangerman A & Winkel E G,Extra-oral halitosis: an overview,  J. Breath Res, 2010.

A Halitose originada de dentro do organismo equivale a menos de 2% dos casos, e portanto, casos de Mau hálito vindos do fígado, rins, intestino, e de inúmeras disfunções ou doenças e de outros locais do organismo, são muito + difíceis de ocorrer do que normalmente se imagina.

Assim, é importantíssimo esclarecer um grande mito e ressaltar que o estômago não provoca a Halitose crônica, ainda que normalmente seja responsabilizado pelo Mau hálito.

Os casos onde pode existir a presença do ar alterado vindo do estômago são através de arrotos ou junto aos episódios onde o refluxo gastro-esofágico ocorre, mas seu odor nestes casos tem uma característica ácida, bem diferente do tradicional cheiro de enxofre que a halitose crônica possui.

Importante: as diferenças nas porcentagens acima mencionadas foram em função dos diferentes estudos consultados.

 

Causas + frequentes:

A principal causa da Halitose é a saburra lingual, conhecida como língua branca ou língua saburrosa, sendo uma camada esbranquiçada que se forma no fundo da língua.

Saburra Lingual

As doenças da gengiva (gengivite e periodontite) são outra importante causa, sendo que junto a saburra lingual representam as causas + significativas do Mau hálito de origem bucal.

Gengivite

A principal causa originada nas vias aéreas superiores são os cáseos amigdalianos, conhecidos por caseum ou tonsilolitos, que são diminutas bolinhas mal cheirosas formadas no interior das amígdalas.

Entre as causas principais vindas do interior do organismo, encontramos a o jejum prolongado que provoca a alteração no odor do hálito devido à hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue) e a ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito).

Em quase 100% dos casos de Mau hálito crônico de origem bucal (que equivalem de 90 a 95% do total dos casos), encontramos a presença da saburra lingual, e em boa parte destes, temos a presença dos cáseos amigdalianos, da gengivite e da periodontite.

Um detalhe importante em mencionar é que apesar dos cáseos amigdalianos terem sua origem nas vias aéreas superiores, o Mau hálito que eles provocam tem manifestação bucal, pelo fato das amígdalas se localizarem na orofaringe, entre a boca e a faringe.

No caso de sangramento gengival, deve-se procurar um Dentista para que ele identifique e trate o motivo do sangramento, pois este é o primeiro sinal de alteração gengival, podendo ser um indicativo da presença da gengivite e/ou periodontite. Dispomos de uma linha de escovas de dentes para higiene bucal avançada neste site, ideais para serem utilizadas em casos de doenças da gengiva.

Como mencionamos acima, a causa + importante e frequente do Mau hálito é a saburra lingual. 
O controle eficiente da saburra lingual está diretamente ligado ao efetivo controle e prevenção da Halitose. Desta forma, é fundamental uma técnica de limpeza da língua que seja eficaz e adequada, pois o aspecto principal no controle e prevenção do Mau hálito é a limpeza da língua.


Produtos inovadores, que comprovadamente proporcionam um hálito fresco e agradável:

Dica: clique nas frases em azul para abrir as páginas com os assuntos que elas mencionam.

Motivado pelo sofrimento de alguns de seus pacientes e pela carência de bons produtos no mercado, o Dr. Maurício Duarte da Conceição, profissional que há mais de 16 anos atua no tratamento da halitose, com mais de 4.000 tratamentos realizados, desenvolveu produtos para a manutenção de um hálito fresco e agradável. Estes produtos são o Limpador de língua com cerdas, Spray para a limpeza da língua e o Enxaguatório Halitus, estes 02 últimos desenvolvidos em um projeto junto à Propeq, empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, com pedidos de patentes no Brasil e no exterior.

Através do spray para limpeza da língua, que deve ser usado junto ao limpador de língua com cerdas Halitus, o Dr. Maurício concebeu uma nova técnica de limpeza da línguaque se comprovou, em pesquisa publicada em Novembro de 2009 (Remoção da saburra lingual - comparação da eficiência de três técnicas), ser muito mais eficiente na remoção de saburra lingual que a escova de dentes ou o raspador de língua,  sem riscos de ferir a língua e causando um mínimo de ânsia e desconforto. 

Por ser muito mais eficiente, a limpeza da língua com os produtos Halitus permite limpar a língua menos vezes ao dia.

Neste projeto, foi também desenvolvido o enxaguatório Halituspara higiene bucal e das amígdalas, através de bochechos e gargarejos, com um excelente efeito sobre os cáseos amigdalianos e que teve um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Avaliação de um novo enxaguatório na formação de caseos amigdalianos), onde foi demonstrada a sua eficiência na diminuição ou ainda interrupção na formação dos cáseos amigdalianos, sendo o primeiro produto no mundo a ter esta propriedade. 

O estudo também demonstrou a eficiência do enxaguatório sobre a formação da saburra lingual e sobre a concentração dos gases que provocam o Mau hálito (compostos sulfurados voláteis). Estes produtos estão disponíveis neste site.


Como obter os melhores resultados com o uso dos produtos:

As principais causas que ocasionam o desenvolvimento da saburra lingual e dos cáseos amigdalianos são o aumento da descamação de pedacinhos minúsculos de pele das bochechas e lábios, além dos níveis considerados normais, e a produção salivar diminuída, ou ainda pelos 02 motivos citados.

Na prática clínica na Clínica Halitus (www.clinicahalitus.com.br), com + de 2.000 pacientes atendidos com os produtos Halitus, utilizando os produtos para limpeza da língua e o enxaguatório Halitus associados, foi detectada uma acentuada melhora nos resultados obtidos, que já eram bastante satisfatórios.

Assim, percebeu-se que ao se utilizar o enxaguatório para higiene bucal e higiene das amígdalas e garganta, notou-se além de uma significativa diminuição na formação dos cáseos, uma diminuição também da saburra lingual, o que já havia sido demonstrado na pesquisa com o enxaguatório Halitus. 

Também foi comprovado que com uma eficiente limpeza da saburra lingual com os produtos Halitus, foi obtido um efetivo resultado no controle dos cáseos amigdalianos.

Devido a estes expressivos resultados, os produtos mencionados acima estão sendo disponibilizados para uso em conjunto, através dos Kits de produtos Halitusa venda neste site, sendo acompanhados de um detalhado guia de utilização, para obter assim os melhores resultados possíveis.

Conheça os Kits de Produtos Halitus

As pesquisas e técnicas com os produtos Halitus foram publicadas em importantes revistas científicas brasileiras, e foram apresentadas pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição e Dra. Luciana Sassa Marocchio na Breath 2009, Conferência Mundial de Halitose em Abril de 2009, em Dortmund, na Alemanha, promovida pela ISBOR – Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração (International Society for Breath Odor Research).Conheça o resumo das  técnicas e pesquisas com os produtos Halitus apresentadas na Breath 2009


Tratamento da Halitose x Uso de Produtos

A alteração do hálito pode ser resolvida com eficiência pelo uso de produtos, mas é importante descobrir o que se encontra por trás desta alteração. 
Desta forma, é adequado fazermos o diagnóstico e tratamento das causas da formação saburra lingual e dos cáseos amigdalianos, duas das causas mais importantes da halitose.

Outro aspecto muito importante é tratar as alterações de comportamento que comumente acompanham o Mau hálito. Estas tornam quem possui o problema + retraído e inseguro e com baixa autoestima, sendo fundamental em determinados casos, tratar também as alterações comportamentais decorrentes da Halitose.

Para tratar adequadamente estas alterações comportamentais, existem profissionais especializados; entretanto, a manutenção dos resultados depende do paciente seguir a risca as instruções fornecidas no Tratamento. No site www.clinicahalitus.com.br você poderá encontrar um profissional para ajudá-lo, ou ainda, neste site, indicaremos os profissionais que fizeram o curso de capacitação para tratar estas alterações e que trabalham com os Produtos Halitus.

Os textos deste site são de autoria do Dr. Maurício Duarte da Conceição e não podem ser reproduzidos sem citar a fonte: www.halitofresco.com.br.

Conheça os produtos exclusivos mencionados neste texto e acesse a loja Halitus, clicando no canto superior esquerdo desta página, em "Principal" ou na Logomarca "Halitus".


Conheça mais sobre o Mau hálito, suas principais causas e tratamentos nos sites abaixo:

www.mauhalito.com.br 
www.saburralingual.com.br 
www.caseosamigdalianos.com.br


Dicas de como prevenir o mau hálito:

- Fazer uma ótima higiene bucal, incluindo a limpeza de sua língua e o uso do Enxaguatório com os produtos do Kit de Produtos Halitus, comprovadamente eficiente para prevenção e controle do Mau hálito. Assista um vídeo com a Técnica de Limpeza da Língua com os Produtos Halitus;

- Evite espaços maiores que 03 ou 04 horas entre as refeições;

- Beba de 02 a 03 litros de líquidos por dia;

- Para quem possuir próteses totais ou removíveis, limpá-las após cada refeição, utilizando, de preferência, uma limpeza com escova e produtos especiais, a venda neste site;

- Não usar enxaguatórios com álcool. 
O enxaguatório Halitus, não contém álcool, e foi desenvolvido especificamente para a manutenção de um hálito fresco e agradável, o que foi demonstrado em pesquisas (encontradas neste site) e que tem um dos melhores rendimentos do mercado, possibilitando obter excelentes resultados com o uso de apenas 5 ml por bochecho e gargarejo;

- Evite consumir alimentos de odor carregado em excesso;

- Evite o consumir em excesso bebidas alcoólicas ou café, em especial se estiver passando por muito estresse ou ansiedade;

- Procure um Dentista se houver qualquer sinal de sangramento em sua gengiva. 

- É importante aprender a técnica de higiene bucal correta e detalhada com seu dentistacom escovas específicas para uma higiene avançada, ou ainda, com escovas interdentais

 

Todas estas escovas são vendidas neste site. Confira nas páginas das escovas, os vídeos que demonstram como elas funcionam, clicando na escova que deseja conhecer e indo até a parte inferior de cada página.

Neste site você encontra a mais recente de tecnologia em higiene bucal avançada, a Intelligent Brush, que permite enxergar onde está a placa bacteriana a ser removida e assim, realizar uma higiene bucal excelente. Conheça a revolucionária Intelligent Brush e assista seu vídeo demonstrativo.

Finalmente, para quem tem implantes, temos a escova Implant Care, marca TePe, líder mundial em escovas para uma higiene avançada, que por ter um cabo com ângulo especial, permite uma higiene adequada nos componentes dos implantes, permitindo um acesso às áreas estreitas e de difícil acesso.

 

Entrevistas com o Dr. Maurício, que desenvolveu os Produtos Halitus:

O Dr. Maurício é membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Diretor da Clínica Halitus (www.clinicahalitus.com.br). Confira !!

Se quiser assistir outras entrevistas onde os Produtos Halitus foram mencionados, acesse o menu Imprensa